Publicado dia 05 de abril de 2021

Hortaliças: Uma aliada da saúde contra a obesidade

Categoria:

A forma como nos alimentamos impacta diretamente em nossa saúde. Mesmo diante deste fato, muitos brasileiros não se atentam à rotina alimentar, por exemplo, quando ingerem menos quantidade de verduras que o indicado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como ideal o consumo de 400 gramas por dia de hortaliças (e frutas), pelo menos cinco vezes na semana. Contudo, de acordo com pesquisas do Ministério da Saúde, somente 24,1% dos brasileiros atingem essa meta, com índices de 19,3% entre os homens e de 28,3% entre as mulheres.

Para pesquisadores da área, esse baixo consumo está atrelado, sobretudo, a aspectos culturais na vida dos brasileiros. O dia a dia corrido da população, associado à facilidade com que os alimentos industrializados são encontrados nos comércios, fazem com que os vegetais acabem sendo deixados de lado.

Em relação a esse cenário aparentemente desafiador, a nutricionista Sueli Longo demonstra não ser tão difícil assim atingir a meta estabelecida pela Organização de Saúde. Segundo ela, bastaria o indivíduo consumir 01 porção de salada (03 folhas de alface, 01 colher de sopa de cenoura crua ralada, 01 colher de sopa de beterraba crua ralada – 105 gramas), 01 maçã pequena (09 gramas), 01 banana média (90 gramas) e 01 laranja (120 grama), por exemplo, para atingir os 400 gramas de hortaliças e frutas ideais durante o dia.

Com o intuito de facilitar o atingimento dessa meta, vale ainda incorporar na rotina o hábito de deixar os alimentos lavados e preparados para o consumo, de acordo com o gosto de cada um. Quanto à preferência por um ou outro vegetal, sabemos que o Brasil é um país privilegiado, o que possibilita a escolha de hortaliças desde as comuns às mais exóticas. Nesse contexto, a nutricionista e mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, Bianca Sermarini, lista alguns alimentos e suas respectivas qualidades nutricionais pelas quais deveriam ser consumidos no dia a dia.

ALFACE

É uma das verduras mais populares na salada dos brasileiros e pode ser encontrada em várias espécies: alface roxa, crespa, americana, lisa etc. É rica em vitaminas A, C e do complexo B, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. Pode ser consumida como salada ou até mesmo em forma de suco verde.

ALCACHOFRA

Considerada por alguns como bastante saborosa, atua na prevenção de anemias e doenças cardiovasculares, bem como no fortalecimento dos músculos e ossos, possuindo um quadro nutricional rico em ferro, potássio e cálcio. Pode ser consumida assada, cozida a vapor ou até mesmo como chá.

AGRIÃO

É uma grande fonte de agentes antioxidantes, capaz de combater as ações dos radicais livres no corpo, prevenindo o envelhecimento precoce das células e atenuando os riscos de infecções no organismo. Além disso, o agrião possui poucas calorias, sendo um bom complemento na alimentação para a perda de peso de forma saudável. Pode ser servido junto à salada ou consumido refogado ao alho, com cebola e azeite.

BRÓCOLIS

É indicado para qualquer tipo de refeição. É saboroso, versátil e, principalmente, muito nutritivo. Possui grande quantidade de fibras alimentares, estas que proporcionam a sensação de saciedade, além de facilitar o trânsito intestinal e a digestão. Também é rico em vitamina C, auxiliando no aumento da imunidade do organismo. Pode ser preparado cozido a vapor, em forma de suflê ou até mesmo assado e gratinado.

COUVE

Verdura rica em vitaminas do complexo B, nutrientes que beneficiam o sistema nervoso central para manter o cérebro ativo e saudável. Ela também é rica em ômega 3, o ácido graxo conhecido como gordura “boa”, trazendo benefícios para a saúde cardiovascular, na prevenção de infartos, derrames e outras complicações. Pode ser consumida refogada ou até mesmo crua. É bastante utilizada também no preparo de sucos verdes.

COUVE-FLOR

Da família do brócolis, ela é um alimento saudável e nutritivo. Com propriedades anti-inflamatórias, protege o corpo de doenças, gripes e resfriados. É também fonte de fibras alimentares que garantem a saciedade, favorecendo o emagrecimento saudável e o funcionamento do intestino, diminuindo o desenvolvimento da constipação e da prisão de ventre. Pode ser consumida em forma de suflê, cozida, gratinada ou até mesmo frita.

ESPINAFRE

É um vegetal extremamente saudável. Possui qualidades nutricionais por ser fonte de ferro, fósforo e cálcio que auxiliam na prevenção de anemia e no fortalecimento dos músculos e ossos. Pode ser consumido na salada ou refogado, cru ou cozido, de acordo com a preferência de cada um.

E aí? Não é à toa que as hortaliças são consideradas bastante nutritivas e saudáveis. Como pudemos constatar, os benefícios desses alimentos são incontáveis, indo “desde as vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, até benefícios funcionais que, por serem alimentos ricos em fibras alimentares, ajudam a acelerar o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares”.

FONTES:

https://saberhortifruti.com.br/consumo-de-frutas-e-hortalicas/

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/coopercica/noticia/2020/03/18/a-forca-das-frutas-legumes-e-verduras-para-o-nosso-corpo.ghtml

https://melhorcomsaude.com.br/6-vantagens-consumir-verduras-e-frutas/

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/legumes-e-verduras-o-que-sao-entenda-cada-grupo-alimentar-e-os-seus-beneficios_a7187/1

https://www.biolabor.com.br/publicacoes/2018/07/03/porque-devemos-comer-frutas-legumes-e-verduras