Assuntos como a obesidade e o sobrepeso estão constantemente sendo abordados nas mídias. Contudo, ainda assim você saberia classificá-los? Primeiramente, convém ressaltar que o principal ponto em comum entre ambos é o risco que podem representar à saúde. Em seguida, é válido abordar, basicamente, suas principais diferenças.
De maneira geral, a obesidade é um estado em que a pessoa obesa apresenta índices de gordura corporal em quantidade excessiva. Por outro lado, uma pessoa com sobrepeso está somente acima do peso considerado saúdavel (ou normal para sua idade, sexo e altura), mesmo que ainda assim apresente acúmulos de gordura em determinadas regiões do seu corpo.
Dito de outra forma, a pessoa com sobrepeso apresenta IMC (Índice de Massa Corporal) entre 25 a 29,9. Para utilizar este indicador, basta dividir o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Lembre-se que o IMC ideal reside entre 18,6 e 24,9. Vale ressaltar, ainda, sobre a medida da circunferência abdominal. A faixa considerada padrão por determinados especialistas é abaixo de 82 cm em mulheres e abaixo de 95 cm em homens.
Essa condição de sobrepeso está cada vez mais comum na sociedade atual. Pois se relaciona com o estilo de vida das pessoas nas sociedades ocidentais contemporâneas: como pouca qualidade de vida, trabalho excessivo, stress, alimentação inadequada e sedentarismo.
Já a pessoa obesa, apresenta IMC igual ou superior a 30. Ou seja, ela possui acúmulo de gordura não somente em uma ou outra região de seu corpo, mas disposto de uma forma geral, quando esta supera a quantidade de massa muscular no seu organismo. Neste caso, é uma doença crônica que acentua consideravelmente as chances de se ter problemas de saúde, tais como: hipertensão, diabetes, dificuldades para respirar, prejuízo do sono, problemas articulares, dores e inchaço, pedras na vesícula e até mesmo alguns tipos de câncer.
Vale lembrar que nem todo aumento de peso coincide com a obesidade. Muitos atletas, por exemplo, são considerados “pesados” devido à massa muscular e não adiposa. Além disso, fatores genéticos podem determinar a suscetibilidade para o aumento desenfreado de peso, entretanto fatores como o estilo de vida e hábitos alimentares inadequados influenciam bastante nesse processo.
Em ambos os casos, de obesidade ou de sobrepeso, é extremamente aconselhável a implementação de uma rotina que envolva uma alimentação balanceada, com a prática de exercícios físicos mediante o devido acompanhamento médico. Para análises mais aprofundadas, indica-se a realização de consultas com profissionais desta área da saúde.
FONTES:
http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/sobrepeso-e-obesidade-entenda-a-diferenca/
https://institutoendovitta.com.br/sobrepeso-e-obesidade-qual-a-diferenca/
https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-sobrepeso-e-obesidade/
https://drogariasantoremedio.com.br/sobrepeso-e-obesidade/